Olá amantes da arte!
Entender para atender! Esse é o conceito mais apropriado quando se usa o marketing como ferramenta a fim de desenvolver qualquer negócio. Entender as reais necessidades de consumo das pessoas, e criar soluções práticas e inteligentes para atender esses anseios.
Certamente quando falamos em marketing, devemos estar atentos para outras centenas de conceitos e ferramentas que nos ajudarão a vencer a concorrência! Vocês sabem o que significam os 4P´s do marketing? Pois bem. Darei ênfase a isso. Os 4 P´s, nada mais são do que o estudo: Preço, Praça, Produto e Promoção de qualquer produto ou serviço disponível no mercado. Eles são uma importante ferramenta para o bom desenvolvimento de qualquer plano de negócio vencedor!
Em se falando de tatuagens, não podia ser diferente.
A variável preço, a meu ver, é uma das mais complexas. Não existe uma regra para “preços” de tatuagem. Uma tatuagem no norte pode ser R$500,00 e a mesma arte no sul pode chegar a R$2.000,00. O que eu gostaria que as pessoas entendessem é que essa variável é muito subjetiva. Sempre que se fala em arte de um modo geral, o que determina o preço são fatores como: Quanto tempo o profissional está no mercado, seu profissionalismo, suas credenciais e cursos, sua fama, seu carisma, sua disponibilidade, a forma como trata o cliente, etc...
Ao falarmos da “Praça”, estamos nos referindo especificamente ao ponto onde iremos atuar! Bem, não gosto de enxergar isso como um problema, pois aprendi que os melhores artistas serão sempre os melhores, independente de onde ele faça sua arte! Muitos tatuadores, por exemplo, tatuam em casa e são excelentes profissionais. Assim como existem outros que não dispensam uma loja bem localizada, num bairro onde se tenha comércio, escolas, faculdades, bancos, farmácias, mercados, etc...Em fim, um bom ponto ajuda, mas o profissional grita a diferença.
O produto é o “encanto”. É o que esperamos num final de uma sessão de horas de trabalho! Uma tatuagem bem feita traz felicidade, confiança, melhora a auto-estima e o que é melhor: Traz mais clientes. Temos o produto (que é a arte em si, tatuada na pele, assim como o piercing) e temos também o serviço (que é algo intangível, ou seja, algo que não podemos tocar, é simplesmente perceptível).
Não existe receita para uma boa tatuagem. É necessário harmonia! Harmonia entre as idéias do profissional e os anseios do cliente. Tratar o cliente bem, ter uma boa conversa antes do início dos procedimentos e captar ao máximo suas vibrações, certamente vai fazer com que o produto final supere as suas expectativas! O sorriso do cliente no final é sempre a melhor parte!
E por fim, a promoção ou aspectos promocionais devem ser levados em conta. Isso ajuda a divulgar o artista, e enriquece o seu trabalho. As promoções podem ser criativas e inovadoras. Isso ajuda a roupagem do negócio e atraí clientes. Exemplos: recebimento de cartões de crédito como forma de pagamento, cartão de fidelidade, fotografias para o site, sorteio de tattoo´s e piercings, etc... É onde podemos brincar com as possibilidades gerando receita para o profissional e satisfação ao cliente.
Rodrigo Carvalho - Salvador
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